quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Semiótica

Ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura. É a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis.
Abrangência da Semiótica
Todas as áreas do conhecimento envolvidas com a linguagem e os sistemas de significação como a:
Lingüística _linguagem verbal
Matemática _linguagem dos números
Biologia _linguagem da vida
Direito _linguagem das leis
Artes _linguagem estética
A principal utilidade da semiótica é possibilitar a descrição e analise da dimensão representativa que é a estruturação significativa de objetos, processos ou fenômenos em categorias ou classes organizadas de múltiplas formas.
Origem da semiótica
O uso do termo semiótica para designar a ciência dos signos, correspondendo, à lógica tradicional, foi proposto pelo filósofo inglês John Locke, no século XVII e, em seguida, retomado por Lambert, no século XVIII. John Locke (sec. XVII) _Postulou uma doutrina dos signos Semiotique e Johann H. Lambert _1764_Tratado intitulado semiotik. O termo deriva do grego semion (signo) e sema (sinal).
A semiótica e semiologia
Por iniciativas independentes, a semiótica, por um lado, na designação de origem anglo-saxã e a semiologia, de outro, na vertente neo-latina da cultura européia, vão ser propostas como disciplinas autônomas, no primeiro caso, pelo filósofo norte-americano Charles Sanders Peirce que viveu de 1839-1914 e, no segundo, pelo lingüista suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913), cujo Curso de lingüística geral, publicado postumamente em 1916 por Charles Bally e A. Sechehaye, que haviam sido seus alunos, constitui o marco de referência da grande revolução teórica dos estudos na área.
A semiótica peirceana – apóia-se como o semion platônico e aristotélico num esquema triadico.
A semiologia saussureana ver o signo de forma dual.
Divergência-filosofia cientifica da linguagem
Plano da psicologia social
Semiologia - ciência dos signos especialmente criados pelo homem
Semiótica sistema de signos com estrutura de linguagem hierárquica análoga a linguagem tal como a língua, o código de transito, a arte, a musica, a literatura.
Semiótica pos-estruturalista
A corrente peirceana diferencia dos outros devido à preocupação com o signo – conceito triadico de signo.
Primeiridade_categoria do desprevenido, da impressão ou sentimento que recebemos das coisas.
Segundidade_categoria do relacionamento direto, do embate de um fenômeno de primeiridade com o outro.
Terceiridade _categoria de inter relação de triplo termo, interconexão de dois fenômenos em direção a uma síntese, lei, regularidade, convenção, continuidade etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário