quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A linguagem Cinematográfica e a Educação: Relações Possíveis

A discussão sobre as relações possíveis entre os elementos da linguagem cinematográfica e a educação se revela nas narrativas que cada filme, apresenta. Aprender o que os filmes dizem e o que cada espectador, ao ver o filme, quer dizer, talvez seja a experiência educativa mais profunda que o cinema possa proporcionar.
Ver filmes em vídeo ou na tevê são sempre ações que se confundem em um mesmo processo de mostrar pressentimentos e atribuir sentidos ao que se mostra nas telas, em linguagem feita de imagens e sons, são as imagens e os sons que primeiro se apresentam, mas a linguagem audiovisual, movimento, cor, é composta de muitos elementos resumidos em uma narrativa. Os elementos que compõem o cinema estão, desde há muito, partilhando da vida de todos os que habitam este mundo.
Hoje, estamos no mundo das imagens. Todas as histórias, mesmo as mais antigas, contadas em filme, trazem nelas aquele gosto de atualidade pelo fato de sair das telas, sempre de novo e pela primeira vez. A história que um filme conta é a história do filme, mas também a que cada espectador assiste a história de cada um, espectadores e personagens, é parte da história de todos, sejam eles reais ou ficcionais. Desvendar o que isto representa para a formação, para a educação e para a aprendizagem do homem contemporâneo é um desafio para todos, educadores ou não.
A linguagem cinematográfica atua em uma esfera que liga espaço e tempo, locação e deslocamento, o passado, presente e futuro em permanente transformação.

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